As trincas são consideradas as descontinuidades mais graves em soldagem e são fortes concentradoras de tensão, podendo favorecer o início de fratura frágil na estrutura soldada. Em relação às trincas, é INCORRETO afirmar que
- A. uma trinca pode ser considerada, simplificadamente, como o resultado da incapacidade do material em responder às solicitações impostas localmente pelas tensões decorrentes do processo de soldagem.
- B. a aplicação localizada de calor, acarretando expansões e contrações, causa o aparecimento de tensões na região da solda que, juntamente com a fragilização associada às mudanças microestruturais, pode resultar na formação de trincas.
- C. a fissuração na solidificação é um mecanismo de formação de trincas comum e está associada à formação de filmes de material líquido segregado entre os contornos de grão, nos estágios finais da solidificação, e à incapacidade da estrutura resistir aos esforços decorrentes da contração do material.
- D. a fissuração pelo hidrogênio ou trinca retardada é considerada um mecanismo comum de formação de trincas em aços temperáveis, aparecendo sempre durante a soldagem ainda em altas temperaturas e crescendo rapidamente, o que leva à perda da peça.
- E. o formato do cordão é um fator importante na formação de trincas na solidificação, pois determina maior ou menor facilidade de alimentação do metal líquido em certas regiões do cordão no final da solidificação, e influencia as tensões que agem nessas regiões.