Em uma planta industrial, um redutor de engrenagens cilíndricas de dentes retos é utilizado para adequar a rotação de um motor elétrico às necessidades de velocidade angular e de torque de um equipamento de bombeamento de fluidos. Sabendo-se que o módulo de uma engrenagem de dentes retos é definido como a razão do diâmetro primitivo pelo seu número de dentes, e que a redução é feita em duas etapas, com valor de redução total = (RT), tem-se que
- A. para um dado par de engrenagens acopladas, os seus módulos podem ser distintos, desde que os seus diâmetros primitivos sejam iguais.
- B. esse redutor, tendo perdas desprezíveis de potência, tem a velocidade angular de saída dividida por (RT) e o torque de saída multiplicado por (RT).
- C. o cálculo da redução total (RT) desse redutor é feito somando as reduções de cada uma das duas etapas.
- D. cada par de engrenagens, para fazer redução da velocidade angular, acopla engrenagens de mesmo módulo, sendo que o diâmetro primitivo da engrenagem de entrada é maior que o diâmetro primitivo da engrenagem de saída.
- E. ao acoplar um par de engrenagens de dentes retos externos, o sentido de rotação da engrenagem de entrada é mantido na engrenagem de saída.