Rotineiramente deve-se efetuar a limpeza de tubos de trocadores de calor multitubulares, devido ao acúmulo de depósitos, tanto no seu interior como no exterior. Existem várias técnicas para este objetivo. Consideremos o caso de um feixe de tubos que necessita ser limpo internamente, por uma limpeza não química, devido à incrustação de carbonato de cálcio. Neste caso, para preservar as características originais de dimensionamento do equipamento e remoção integral do agente incrustante, recomenda-se o uso de
um processo de limpeza com pastilhas de cerâmica calibradas segundo o diâmetro interno do tubo, que são inseridas sob pressão no interior de cada tubo com um agente fluidizado e pressurizado.
um sistema giratório (tipo roto-rooter), constituído por um cabo de aço inserido dentro de um invólucro espiralado (como um duto flexível), onde uma extremidade é conectada a um eixo giratório e, na outra, há uma escova com tramas de aço que se insere dentro de cada tubo do feixe.
jateamento com areia imersa em leito fluidizado, pressurizado e injetado no interior de cada tubo.
jateamento por granalhas de vidro imersas em leito fluidizado, pressurizado e injetado no interior de cada tubo.
uma ferramenta longa e rotativa, semelhante a uma broca-canhão, que tem em seu corpo um duto para permitir a passagem de fluido pressurizado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...