Engenharia Mecânica - Geral - IF PI - 2012
Em processos de soldagem a arco com eletrodo revestido, a composição do revestimento do eletrodo determina as características operacionais dos eletrodos e pode influenciar a composição química e as propriedades mecânicas da solda efetuada. Qual das alternativas representa o revestimento do tipo básico?
Constituído principalmente de óxido de ferro e manganês, produz escória oxidante, abundante e fácil de destacar. O eletrodo pode ser utilizado em CC ou CA, apresentando baixa penetração.
Constituído principalmente de óxido de ferro, manganês e sílica, produz escória ácida abundante e porosa de fácil remoção. O eletrodo pode ser usado com CC ou CA, a penetração é média e sua taxa de fusão é elevada, levando a uma poça de fusão volumosa.
Contém quantidade significativa de TiO2 e produz uma escória abundante, densa e de fácil destacabilidade. Os eletrodos com este tipo de revestimento são de fácil manipulação e podem ser usados tanto em CC quanto em CA, em qualquer posição.
Contém quantidade apreciável de carbonato de cálcio e fluorita, capaz de gerar uma escória que, juntamente com o dióxido de carbono gerado pela decomposição do carbonato de cálcio, protege a solda do contato com a atmosfera. Esta escória exerce uma ação metalúrgica benéfica sobre a solda, dessulfurando-a e reduzindo de formação de trincas de solidificação.
Possui uma elevada quantidade de material orgânico, cuja composição no arco gera grande quantidade de gases que protegem o metal líquido. A quantidade de escória é pequena, o arco é muito violento, causando grande volume de respingos e alta penetração, quando comparados a outros tipos de revestimentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...