Frederick Herzberg salienta que os fatores responsáveis pela satisfação profissional das pessoas são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional. Para ele,
- A. "o oposto da satisfação profissional é a frustração das necessidades básicas e evolutivas do ser humano que fará com que haja dentro das organizações um clima de trabalho favorável ou desfavorável para o alcance das metas estabelecidas de produção."
- B. "a satisfação profissional está ligada diretamente à posição da empresa em alinhar as expectativas pessoais às profissionais, que auxiliarão o profissional a satisfazer ou contra-satisfazer suas necessidades primárias."
- C. "a oposição, ou seja, a dicotomia satisfação – insatisfação é a mola propulsora da motivação humana, que sempre estará à disposição do profissional para, no ambiente de trabalho, realizar ou não suas atividades."
- D. "o oposto da satisfação profissional não seria a insatisfação, mas sim nenhuma satisfação profissional e, da mesma forma, o oposto da insatisfação profissional seria nenhuma insatisfação profissional e não a satisfação."
- E. "o ser humano é vulnerável ao ambiente de trabalho que pode favorecer ou desfavorecer o comprometimento do profissional para o cumprimento de suas tarefas, cabendo a organização satisfazer ou contra-satisfazer as necessidades humanas."