O desenvolvimento dos mancais, desde os deslizantes até os de rolamento, teve sua origem na idéia de interpor corpos que se movessem entre a superfície fixa e a giratória. A carga principal do mancal pode ser dirigida transversalmente ou longitudinalmente ao eixo. A solicitação de um mancal é ainda caracterizada pelo valor da velocidade e da temperatura de funcionamento. Desta forma, pode-se afirmar que:
uma ranhura de lubrificação de um mancal de deslizamento, para permitir o acesso do óleo, deve estar situada em zona de alta pressão do espaço de deslizamento;
existem situações, no projeto de mancais, em que os mancais de rolamento são preteridos pelos mancais de deslizamento devido a limitações apresentadas pelos primeiros;
deve-se dar sempre preferência à utilização de mancais de deslizamento, pois os mancais de rolamento necessitam de cuidados especiais na montagem;
os mancais de rolamento são mais precisos que os mancais de deslizamento, porém os primeiros apresentam esforço de atrito dez vezes maior que nos de deslizamento;
na montagem de um rolamento de esferas canelado, é indiferente a montagem do anel do eixo ou da caixa, porém é mais cômodo iniciar pelo ajuste mais apertado.
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