A clínica psicodinâmica do trabalho pode ser usada como uma prática de melhoria da qualidade do trabalho, da gestão e, principalmente, da promoção de saúde mental nos mais diferentes contextos de trabalho formal e informal e tem como objeto central compreender a mobilização subjetiva no trabalho. Nesta
- A. direção, trata-se de uma técnica de intervenção organizacional que visa o treinamento de habilidades necessárias ao convívio entre os trabalhadores de equipes de trabalho em empresas, indústrias e grandes instituições, visando a melhoria e eficácia dos processos.
- B. perspectiva, não é uma técnica, é uma teoria e um método de pesquisa e de intervenção que busca transformar o sujeito em protagonista do seu trabalho e atua apontando o sintoma que interdita a mudança, elaborando, com o grupo, os sentimentos invisíveis, desnudando os cenários prescritos, repetitivos, opressores.
- C. ótica, trata-se de uma terapia dos vínculos interpessoais estabelecidos no âmbito do trabalho, que utiliza somente o aporte teórico e técnico da psicologia positiva, objetivando a compreensão das ações e posturas de um trabalhador em relação ao seu contexto na organização.
- D. forma de focalização do mundo do trabalho, busca-se a elaboração e utilização de técnicas de intervenção no mundo laboral, que se originem a partir das necessidades diagnosticadas somente no grupo de lideres, voltadas ao desenvolvimento operacional.
- E. opção escolhida pela gestão organizacional, busca-se incluir os interesses dos dirigentes e também dos trabalhadores, para que se possa criar melhores técnicas de seleção e de desenvolvimento de pessoal, promovendo a percepção da corresponsabilidade nas metas estabelecidas e restituição de sentido no desempenho das tarefas cotidianas.