Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O departamento de recursos humanos (DRH) de uma empresa deve atuar como guardião da cultura, exercendo funções estratégicas que promovam a aceitação, a consolidação, a manutenção e as mudanças culturais. As atribuições típicas do DRH, à luz da análise cultural, incluem a
definição de perfis compatíveis com os valores que orientarão o recrutamento, a seleção e os programas de treinamento, enfatizando a história da organização, com depoimento dos heróis que fizeram o primeiro trabalho de socialização.
elaboração de sistemas de compensação e de status, definindo carreiras e critérios de avaliação, buscando modificar a filosofia, as crenças e os mitos existentes.
definição e interpretação de mensagens adequadas via imprensa interna, e correção de mensagens desviantes, ou mal-entendidos, alterando, se necessário, as normas existentes.
definição das mudanças no sistema de gestão da cultura, para atender melhor às transformações organizacionais que estão se sucedendo no mundo contemporâneo, principalmente no que diz respeito aos estímulos à heterogeneidade.
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