Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A psicologia organizacional e do trabalho é uma ciência, pois produz conhecimento sobre fenômenos organizacionais a partir da aplicação do método científico. Além disso, esse campo do saber também é uma área de atuação profissional, que depende da pesquisa para apoiar suas práticas e intervenções em contextos organizacionais e de trabalho. A avaliação da efetividade das intervenções do psicólogo, para ser de qualidade, depende da aplicação do método científico. Para Borges-Andrade e Zanelli (2004), o processo de produção de conhecimento em psicologia organizacional e do trabalho envolve várias etapas: identificação dos problemas de pesquisa, formulação dos objetivos da pesquisa, escolha da(s) abordagem(ns) metodológica(s), busca de locais de pesquisa, definição de fontes e estruturas de coleta e análise de dados, e seleção de estratégias apropriadas de controle da pesquisa.
Acerca do tema do texto acima, assinale a opção incorreta.
Os problemas de pesquisa em psicologia organizacional e do trabalho são oriundos de teorias ou de demandas ou observações feitas por profissionais.
Objetivos instrumentais de pesquisa em psicologia organizacional e do trabalho são aqueles voltados para a construção e a validação de instrumentos ou procedimentos de pesquisa, que serão utilizados em outras pesquisas ou em intervenções em organizações e trabalho.
As abordagens metodológicas qualitativas podem fazer uso de medidas. Em alguns casos, utilizam-se medidas nominais e ordinais como instrumentos de coleta e análise de dados.
Considera-se a coleta de dados por meio de questionários, entrevistas com respostas fechadas, testes e observações com registros sistemáticos uma forma estruturada de obtenção de dados.
Dados de arquivos eletrônicos construídos pela organização, antes da pesquisa, constituem uma fonte primária de dados de pesquisa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...