Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Avaliamos desempenho no trabalho visando a tomada de múltiplas decisões administrativas relacionadas a pessoas. Importantes ações de desenvolvimento de pessoa e de feedbacks aos empregados são realizadas em função de resultados de avaliações de desempenho, porém os sistemas de avaliação são, muitas vezes, difíceis de implantar e manter em ambientes organizacionais. Alguns problemas têm sido solucionados e outros ainda permanecem um desafio para pesquisadores e profissionais que atuam nessa área. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
I A benevolência em avaliações de desempenho pode ser eliminada por meio de treinamento dos avaliadores.
II O erro ou efeito de halo é aquele que ocorre quando o avaliador emite juízos não-analíticos sobre o desempenho de um indivíduo. Nesse caso, os escores que o avaliador atribui ao indivíduo praticamente não variam nas diferentes dimensões avaliadas. Ele atribui escores predominantemente altos, baixos ou médios, mesmo que os níveis reais de desempenho apresentados pelo indivíduo no trabalho, de fato, variem nas diferentes dimensões avaliadas.
III Escalas de avaliação ancoradas em comportamentos são aquelas que contêm uma listagem de desempenhos observáveis associadas a uma escala de freqüência.
IV Critérios reais de desempenho são indicadores imperfeitos do desempenho que se quer avaliar. Essa imperfeição deve-se a fatores como contaminação, deficiência e problemas de relevância dos critérios.
V São exemplos de medidas objetivas de desempenho no trabalho: número de acidentes no trabalho, registros de faltas e atrasos no trabalho, quantidade de vendas em dinheiro e escores de avaliação atribuídos aos empregados mediante a aplicação de escalas de observação comportamental.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e V.
IV e V.
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