Analisando as ações relativas ao controle automático de processos, assinale a alternativa que apresenta correspondência entre a modalidade de ação e alguns de seus respectivos efeitos:
- A. Ação Proporcional P: responde ao passado do erro enquanto este for diferente de zero; aumenta o overshoot, o período de oscilação e tempo de estabilização; elimina o off-set; reduz o tempo de subida.
- B. Ação Integral I: ação imediata e proporcional ao valor do erro corrente; aumenta o overshoot e o tempo de estabilização; produz um off-set inversamente proporcional ao ganho.
- C. Ação Derivativa D: ação antecipatória, resposta proporcional à derivada do erro; usada para acelerar e estabilizar a malha; reduz o overshoot e o erro máximo e o período de oscilação; não é indicada para processos com ruído.
- D. Ação Integral I: acelera a resposta de um processo controlado; reduz o tempo de subida e o erro máximo; aumenta o overshoot e o tempo de estabilização.
- E. Ação Derivativa D: aumenta o overshoot, o período de oscilação e tempo de estabilização; elimina o off-set; reduz o tempo de subida; produz respostas lentas e oscilatória; tende a instabilizar a malha.