A Defensoria Pública do Estado de São Paulo está reformando um prédio construído na metade do século passado no Centro de São Paulo. Para a devida adequação das instalações prediais decidiu que serão totalmente refeitas as redes de água, de esgoto e elétrica. O mestre de obras, seguidas vezes, tem se manifestado sobre um possível golpe de aríete que possa ocorrer. Este efeito significa
- A. uma eventual sobrecarga na rede de alimentação elétrica do prédio que desarme os sistemas de proteção elétricos pela oscilação de tensão/corrente e assim comprometer o funcionamento de bombas e hidrantes.
- B. a ocorrência de deficiências operacionais de ralos sifonados e em bolsas de vedação de bacias sanitárias que possam permitir o vazamento de odores da rede de esgoto para o andar tipo acarretando desconforto, náuseas e possíveis dores de cabeça aos funcionários que lá trabalham.
- C. efeito de tempestades com rajadas de vento e descargas elétricas que possam comprometer a edificação face à não finalização da instalação de para-raios.
- D. variações de pressão causadas por alguma perturbação que seja imposta ao fluxo ascendente ou descendente do líquido em condutos, decorrentes de: operações de abertura ou fechamento repentino de válvulas; falhas mecânicas de dispositivos de proteção; interrupção repentina na operação de bombas por falta de energia elétrica.
- E. um movimento dos operários da obra por melhores condições operacionais e salariais.