O Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C) recomenda, para obtenção da etiqueta nível A quanto à eficiência por meio do método prescritivo:
- A. Em uma edificação pública, quando possível, deve-se implantar divisão de circuitos elétricos para se ter um sistema de monitoramento, controle e automação dos mesmos.
- B. Substituir vidros que compõem grande área da fachada por modelos mais eficientes e de alto desempenho, com superfície externa enegrecida para impedir o ingresso de radiação solar e assim minimizar o consumo de energia elétrica em aparelhos de ar condicionado.
- C. Não utilizar o excedente térmico do sistema de ar-condicionado como fonte térmica para prover água aquecida (por ex. em copas, vestiários) por motivos de insalubridade, contaminado por fungos e bactérias.
- D. Considerar a viabilidade técnico-econômica para a instalação de painéis foto-voltáicos para o aquecimento da água.
- E. Emprego de lâmpadas que emitem luz padrão luz solar para tornar agradável o ambiente de trabalho e passar a sensação de ambiente claro e bem iluminado, melhorando o desempenho dos funcionários.