De acordo com a NBR 10126 (ABNT), que trata da cotagem em desenho técnico, a cotagem é definida como a representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida. Quanto à aplicação da cotagem em um desenho, é correto afirmar:
As cotas devem ser colocadas somente nas vistas principais para evitar mau entendimento.
Desenhos de detalhe devem usar a mesma unidade (por exemplo, o milímetro) para todas as cotas sem o emprego do símbolo. Caso necessário, e para evitar mal entendimento, o símbolo da unidade predominante para um determinado desenho deve ser incluído na legenda.
Toda cotagem necessária para descrever uma peça ou componente, clara e completamente, deve ser representada diretamente no desenho e também em uma tabela complementar, que deve estar na mesma folha do desenho da peça ou componente.
É fundamental que a cota de um elemento seja repetida em todas as vistas em que esse elemento aparece, para que haja perfeita clareza das dimensões e das formas da peça.
Quando uma cota estiver com uma circunferência desenhada em volta dela, significa que ela está fora da escala que foi utilizada para desenhar a peça e, portanto, deve ser feito o devido cálculo para saber a medida real a ser utilizada na confecção da peça.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...