Para suportar eixos rotativos, são usados mancais com rolamentos ou com buchas. Para que o eixo possa girar satisfatoriamente na bucha, é preciso que algumas condições sejam satisfeitas. Acerca disso, considere as condições abaixo especificadas:
1. Precisão de ajuste: A folga entre eixo e bucha deve ser a menor possível, mas suficiente para que a rotação se processe livremente e o óleo destinado à lubrificação possa infiltrar-se entre as superfícies em contato do eixo e da bucha.
2. Reduzido coeficiente de atrito: Para que o atrito seja reduzido ao mínimo possível, as buchas devem ser feitas de material que apresente o menor coeficiente de atrito possível quando em contato com o eixo. Em geral, o material das buchas é bronze, latão ou ligas especiais antifricção. Um fator muito importante para reduzir o atrito entre eixo e bucha é o grau de acabamento das suas superfícies.
3. Resistência mecânica: A fim de que o eixo possa se apoiar numa superfície bastante ampla, na bucha, é preciso que esta última tenha comprimento suficiente. O comprimento da bucha varia entre 1,5 e 2 vezes a dimensão do diâmetro do eixo.
4. Lubrificação: Os tipos de lubrificação empregados nas buchas são dois: o de circulação forçada e o de circulação de anel. O tipo de lubrificação forçada é o utilizado nos motores de explosão, motores Diesel e outros tipos de motores congêneres. O tipo de lubrificação de anel é o comumente usado nos mancais das máquinas elétricas. Em geral, o anel que faz circular o óleo é de ferro, porém no caso das máquinas elétricas prefere-se anel de material antimagnético.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...