Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No contexto corporativo, variáveis como tipo de estrutura organizacional, organização do trabalho, estilo de liderança, entre outras, podem ser consideradas preditoras de comportamentos indesejáveis. A rotatividade e o absenteísmo são exemplos dessa relação. Nesse sentido, o psicólogo organizacional deve estar atento tanto aos preditores quanto às conseqüências da rotatividade e do absenteísmo para a organização e para o seu trabalho.
Ainda sob a perspectiva do tema do texto, assinale o opção correta a respeito de preditores e conseqüências do absenteísmo.
A qualidade de vida no trabalho (QVT) representa o grau em que as pessoas em uma organização satisfazem suas demandas e necessidades pessoais por meio da sua experiência na empresa. Apesar de uma suposta relação, uma QVT pobre não acarreta insatisfação, baixa produtividade e absenteísmo.
Tarefas muito fragmentadas, rotineiras, monótonas e desinteressantes podem estar inversamente relacionadas com o absenteísmo.
O absenteísmo pode significar mais que uma ausência ao trabalho quando se consideram linhas de montagem ou processos contínuos, pois pode gerar uma queda drástica na qualidade dos resultados.
O absenteísmo está relacionado à organização do trabalho e às variáveis físicas (como o ambiente laboral) e não ao sofrimento psíquico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...