O mastro de um navio, fabricado em aço comum, apresenta vibração com excessiva amplitude, causando danos à sua estrutura e aos equipamentos suportados. Ao se desenvolver um estudo para serem identificadas as causas do problema, constatou-se que o navio possuía em sua operação forças de excitação atuando fortemente entre as frequências de 2 e 20 Hz. Foram calculados os 3 primeiros modos de vibração do mastro, obtendo-se como resultado as frequências naturais de 15, 25 e 45 Hz, respectivamente. As medidas abaixo foram tomadas para se reduzir a amplitude de vibração, através do aumento do valor das frequências naturais de vibração do mastro, evitando-se a faixa das frequências de excitação.
I Uso de aço especial no mastro com tensão de escoamento 50% superior à do aço comum. II Aumento da rigidez da estrutura através de reforços e alteração de sua geometria. III Redução do peso dos equipamentos e da estrutura do mastro. Dentre as medidas tomadas, é(são) efetiva(s) a(s){TITLE}
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