Um psicólogo que trabalha em uma instituição para adolescentes recebe um educador preocupado com o discurso opositor de um dos jovens acolhidos e o modo como idealiza celebridades associadas ao mundo do crime. Seguindo as ideias de Donald W. Winnicott (2011), o psicólogo poderá esclarecer que
- A. a identificação com modelos concretos e reais indicam que o jovem se aproxima do final da adolescência e de atenuação da conduta rebelde.
- B. devido à imaturidade intrínseca ao período da adolescência, a rebelião do jovem deverá ser tolerada e entendida como parte da anormalidade adolescente.
- C. caberá ao adulto enfrentar o esforço do adolescente para se sentir acima das necessidades do mundo, confrontando o jovem e reivindicando o direito de ter pontos de vista divergentes.
- D. apesar do ganho em força e potência física, a violência no adolescente tende a se manter no plano imaginário, sem risco real para si ou para os outros.
- E. a delegação de responsabilidades adultas que promovam a inserção e identidade social do jovem poderá abreviar o período turbulento vivenciado no momento.