Na demanda atendida diariamente pelo Centro de Atendimento Multidisciplinar ou pelo Centro de Atendimento Multidisciplinar Criminal, encontram-se pessoas com dificuldade de expressão de suas necessidades, de seu sofrimento psíquico e com indicativo de transtorno mental. A avaliação psicológica inicial, muitas vezes, requer a compreensão e a análise dos aspectos psicopatológicos presentes. A este respeito, deve-se considerar que
- A. a psicopatologia busca observar, identificar e compreender os diversos elementos da doença mental, atendo-se aos princípios científicos e empíricos, a fim de estabelecer a necessidade de tratamento em meio fechado ou aberto.
- B. o diagnóstico, para ser abrangente, deverá contemplar os processos que deram origem aos sintomas atuais e as causas situacionais que os perpetuam.
- C. o psicólogo, na realização da avaliação diagnóstica, estabeleça um diagnóstico definitivo − como, por exemplo, neurose obsessiva ou psicose paranoica −, a fim de poder encaminhar adequadamente a pessoa avaliada para o tratamento necessário.
- D. a utilização de testes psicológicos, sejam eles projetivos ou estruturados, como condição indispensável, para a realização do diagnóstico psicopatológico.
- E. o estudo analítico das funções psíquicas isoladas e de suas alterações, uma vez que são fenômenos autônomos, permitindo precisão no diagnóstico psicopatológico.