Engenharia Química - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A falta de análise do problema faz com que a maioria das decisões gerenciais nas empresas brasileiras seja tomada pelo bom senso, experiência e feeling, contribuindo para a ocorrência de decisões equivocadas. O MASP – Método de Análise e Solução de Problemas – estabelece uma seqüência de procedimentos lógicos, baseados em fatos e dados, que objetiva identificar a causa raiz (fundamental) de um problema.
Sobre o MASP, é correto afirmar:
O MASP não deve ser utilizado no Gerenciamento Interfuncional, pois os problemas prioritários da alta administração devem ser resolvidos pelo Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia.
O MASP difere do 5W1H, pois, enquanto aquele visa a solução de um problema, este visa garantir a perfeita satisfação das necessidades dos clientes a um preço que estes possam pagar.
O Gerenciamento Funcional (rotina do trabalho) tem, como objetivo, estabelecer as diretrizes estratégicas da empresa, definidas pela Unidade Gerencial Básica através do QC STORY.
O MASP difere do QC STORY, pois o primeiro analisa o problema, visando identificar a causa raiz e este consiste no relato histórico do problema.
O domínio e a elevada competência do MASP são condições essenciais para a implantação do Gerenciamento pelas Diretrizes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...