O processo de produção de ácido nítrico (55-60%) está representado pelo fluxograma simplificado a seguir. O processo envolve a oxidação de amônia em fase vapor com ar, em presença de catalisador de platina e ródio a 920 ºC. Os óxidos de nitrogênio formados são absorvidos em água, formando ácido nítrico em solução. As reações principais encontram-se relacionadas abaixo:
Baseado nos dados fornecidos, assinale a alternativa correta:
- A. A relação amônia/ar na entrada do reator R-1 deve ser maior do que 3 para neutralizar o excesso de ácido nítrico no reator.
- B. Os reatores R-1 e R-2 devem operar em paralelo, de forma a aumentar a produtividade da unidade e diminuir o tempo de contato entre os gases.
- C. A serpentina SR-1 tem como função reaquecer a mistura gasosa de saída do reator para aumentar a solubilidade do gás na água e a velocidade da reação de hidratação.
- D. A corrente de retorno do absorvedor (S-107) contém óxidos de nitrogênio que deverão ser reciclados ao reator para completar a oxidação.
- E. A corrente de saída do trocador de calor TC-1 (S-105) é rica em amônia não-reagida, que será eliminada pelo topo da absorvedora.