Acerca da espectroscopia molecular de absorção no infravermelho e de aspectos diversos relacionados a essa técnica, assinale a opção correta.
- A. A espectroscopia molecular de absorção no infravermelho é limitada a análises qualitativas, já que a lei de Beer é inoperante para a faixa de comprimentos de onda da radiação infravermelha.
- B. Um dos fatores limitantes para a espectroscopia molecular de absorção no infravermelho é a configuração instrumental que permite a obtenção de espectros apenas por transmissão.
- C. Por serem totalmente transparentes à radiação infravermelha, os compostos CCl 4 e KBr são utilizados, respectivamente, como solvente na preparação de amostras líquidas e como matriz na preparação de amostras sólidas, na espectroscopia molecular de absorção no infravermelho.
- D. A espectroscopia molecular de absorção no infravermelho é muito usada como ferramenta em perícias, uma vez que permite a determinação de um número muito grande de substâncias. Com exceção de moléculas homonucleares, todas as espécies moleculares orgânicas e inorgânicas absorvem radiação infravermelha.
- E. A radiação infravermelha, por ser mais energética, além de ser capaz de interagir com moléculas orgânicas e causar variações na amplitude de seus movimentos, é também capaz de promover as mesmas transições eletrônicas geradas pela radiação ultravioleta.