Christopher W. Moore, em seu livro O Processo de Mediação – estratégias práticas para a resolução de conflitos, aponta que, no trabalho de pré-negociação, ocorrem cinco estágios e mais sete, depois de iniciadas as sessões formais e que, se uma tarefa crítica adequada a um estágio inicial das negociações não foi cumprida pelos negociadores ou pelo mediador, provavelmente haverá problema na passagem para o estágio seguinte da negociação. Moore apresenta um gráfico com os doze estágios dos Movimentos do Mediador. No Estágio 9, Gerando Opções para o Acordo, o mediador
ajuda as partes a avaliar várias abordagens do manejo e da resolução de conflitos, ajuda as partes a selecionar uma abordagem e coordena as abordagens das partes.
identifica os passos de procedimentos para se operacionalizar o acordo, estabelece uma avaliação e um procedimento de monitoração, formaliza o acordo e cria um mecanismo de imposição e compromisso.
desenvolve entre as partes uma consciência da necessidade de múltiplas opções, reduz o compromisso com posições ou com alternativas isoladas e gera opções usando negociação baseada na posição ou no interesse.
coleta e analisa dados importantes sobre as pessoas, a dinâmica e a essência de um conflito, verifica a precisão dos dados e minimiza o impacto dos dados inexatos ou indisponíveis.
abre a negociação entre as partes, estabelece um tom aberto e positivo e estabelece regras básicas e diretrizes comportamentais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...