Na perspectiva do conceito de inclusão marginal, quanto à função do psicólogo junto aos adolescentes em conflito com a lei, assinale a alternativa correta.
A diversidade de necessidades, de conflitos e de sofrimentos da condição de inclusão marginal não exige uma intervenção multidisciplinar no atendimento psicológico.
Cabe ao psicólogo promover espaços de revalorização da autoestima para que o adolescente possa descobrir novos referenciais e modelos identitários, rumo a um projeto de vida com perspectivas de uma inserção cidadã.
Nos casos de adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas, torna-se impossível a aplicação do conceito de inclusão marginal, pois estar-se-ia justificando este grave delito.
O contexto da justiça é impeditivo de uma perspectiva sistêmica sobre a medida socioeducativa que considera, ao mesmo tempo, a ordem social e as necessidades éticas e afetivas, singulares e legítimas de cada um dos sujeitos implicados.
O código de ética do psicólogo estaria sendo infringido se ele avaliasse os aspectos sociais da questão, devendo cumprir sua função estrita de elaboração de laudo pericial psicológico que assessore o magistrado na definição da sentença jurídica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...