Texto V, para responder às questões 39 e 40.
Ainda explorando o texto V, assinale a alternativa correta, considerando a natureza e as possibilidades da intervenção junto à família, no contexto do atendimento psicossocial do adolescente.
O plano individualizado de atendimento (PIA) deveria conter estratégias da equipe multidisciplinar para o resgate da convivência familiar do adolescente, fortalecendo o potencial dos vínculos afetivos preservados com sua mãe e com sua irmã.
A orientação familiar não faz parte do atendimento psicossocial na medida de internação, sendo priorizado o processo de autonomia do adolescente. Para tanto, nem as visitas devem ser estimuladas.
Além da mãe e da irmã, Jonilson tem dois irmãos casados. No entanto, pelo fato de estes não residirem mais na mesma casa, deixaram de constituir a rede primária do adolescente, não cabendo ser incluídos no atendimento.
A irmã de Jonilson, sendo menor de idade, em nada pode ajudar. Não deve ser mobilizada, tampouco incluída no atendimento.
A intervenção junto à família é importante, mas foge às atribuições da medida de privação de liberdade, cabendo apenas ao CRAS e CREAS da cidade de origem do adolescente tomar esta iniciativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...