Tanto o lodo primário quanto o lodo secundário provenientes das estações de tratamento de esgotos domésticos necessitam de um tratamento adicional para mineralização da matéria orgânica presente, antes da sua disposição final. A digestão anaeróbia é uma das técnicas mais antigas de tratamento do lodo dos esgotos domésticos e ainda bastante utilizada nos dias atuais. Sobre a decomposição ou digestão anaeróbia do lodo dos esgotos domésticos assinale a única afirmativa INCORRETA.
A primeira fase no processo de degradação anaeróbia consiste na hidrólise de substâncias particuladas complexas em substâncias dissolvidas mais simples, as quais podem, dessa forma, atravessar a membrana celular das bactérias fermentativas.
A etapa final do processo de degradação anaeróbia, ou seja, em que ocorre a transformação da matéria orgânica em gás metano e gás carbônico, é efetuada pelas chamadas bactérias acetogênicas.
A velocidade das reações bioquímicas, tanto na decomposição anaeróbia quanto na aeróbia, é altamente dependente da temperatura do ambiente onde ocorre a digestão.
A velocidade das reações bioquímicas em ambientes anaeróbios é bem menor do que em ambientes aeróbios.
O gás produzido em maior proporção na decomposição anaeróbia é o metano (CH4) que, inclusive, pode ser utilizado como combustível para motores a explosão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...