A drenagem urbana é, normalmente, dividida em macrodrenagem e microdrenagem. Para o dimensionamento das estruturas de captação e transporte das águas pluviais são utilizados fatores hidrológicos, como tempo de recorrência, tempo de duração e intensidade da chuva, escoamento superficial, entre outros. Com relação aos fatores hidrológicos para o dimensionamento de sistemas de drenagem urbana, marque a afirmativa INCORRETA.
Para as obras de macrodrenagem consideram-se geralmente tempos de retorno ou de recorrência superiores aos das obras de microdrenagem.
Para determinar a máxima vazão que ocorre numa bacia, deve-se igualar o tempo de concentração da bacia ao tempo de duração da chuva.
O tempo de concentração de uma bacia corresponde ao intervalo de tempo da duração da chuva necessário para que toda a bacia hidrográfica passe a contribuir para a vazão na seção de drenagem.
A relação entre o volume que escoa e o volume precipitado é conhecida como coeficiente de deflúvio ou de escoamento.
A adoção de baixos tempos de retorno no dimensionamento de sistemas de drenagem urbana conduz a chuvas mais intensas e a obras de maior porte e custo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...