Os resíduos sólidos constituem problemas sanitário, econômico e estético. Na maioria das cidades brasileiras, ainda predominam os chamados lixões a céu aberto, como forma de disposição dos resíduos sólidos, enquanto que as soluções preconizadas por normas técnicas são os aterros controlado e sanitário. Com relação à disposição dos resíduos sólidos em aterros controlado e sanitário, é correto afirmar que, EXCETO:
Os resíduos sólidos nos aterros sanitário e controlado devem ser cobertos, na conclusão de cada jornada de trabalho, com uma camada de terra ou material inerte.
Os aterros sanitário e controlado são métodos que utilizam princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos a menor área possível, reduzindo-os ao menor volume permissível, através de compactação.
Para implantação de um aterro sanitário ou de um aterro controlado, é necessária a emissão da licença ambiental pelo órgão competente.
Sob o ponto de vista sanitário e ambiental, o aterro controlado é uma solução mais adequada que a do aterro sanitário, em virtude da sua melhor qualidade técnica e maior controle.
O planejamento de aterros sanitário e controlado envolve estudo de localização quanto à proximidade de habitações, possibilidade de contaminação da água, distâncias, acesso ao local, obras de drenagem, planejamento da própria operação, entre outros fatores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...