Em um estudo realizado por Agujaro & Isaac (2002), realizou-se levantamento quantitativo das cianobactérias nos mananciais das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, destinadas ao abastecimento público, industrial e irrigação. O estudo relata que, em períodos de estiagem, ocorre aumento da incidência de florações, especialmente pela necessidade de se fazer pequenos barramentos para garantir nível mínimo nas captações. Segundo os autores, o monitoramento realizado pela CETESB em 2001 apresentou, em todos os pontos, desacordo com relação ao parâmetro fósforo total para rios de Classe 2 de acordo com a Resolução CONAMA no 20 de 1986 (BRASIL, 1986). Em quase todos os locais amostrados, os valores médios anuais de coliformes fecais (em 17 pontos) e nitrogênio amoniacal (em 16 pontos) também se encontraram em desacordo com os limites estabelecidos em lei.
A partir da situação-problema descrita pode-se inferir queo índice de coliformes fecais observado evidencia a liberação irregular de carga orgânica de esgotos domésticos nos mananciais estudados, o que explica o aumento nos níveis de fósforo e nitrogênio na água e das florações observadas, principalmente, nos períodos de estiagem.
o aumento dos níveis de fósforo e nitrogênio pode estar relacionado ao uso de fertilizantes em áreas agrícolas próximas aos mananciais, o que desencadeia um desequilíbrio da cadeia trófica, com observação do aumento do oxigênio dissolvido (OD) e redução da demanda bioquímica de oxigênio (DBO).
o lançamento de esgotos domésticos implica no aumento da disponibilidade de fósforo e nitrogênio, indutores primários da redução dos níveis de pH e, por conseguinte, a multiplicação de cianobactérias, responsáveis pela alteração da qualidade da água desses mananciais e prejuízos à população.
os coliformes fecais, como fonte nutricional, propiciam o crescimento populacional das cianobactérias, que liberam substâncias químicas ácidas, acidificando a água, o que provoca complicações gastrointestinais humanas quando a água não apresenta seu pH corrigido, uma vez tratada em sistema convencional.
a alta carga orgânica oriunda dos esgotos domésticos de uma grande região urbanizada pode acarretar o aumento nos níveis de fósforo e nitrogênio da água, o que pode resultar em explosão populacional de peixes e, por conseguinte, de cianobactérias, que se alimentam das fezes desses animais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...