Segundo Silvia Maria Cury Ismael, o psicólogo foi o último profissional a entrar no ambiente hospitalar, participando do trabalho em equipe multiprofissional e promovendo um atendimento que pretende cuidar do paciente como um ser total. Deste modo, a atitude da equipe interdisciplinar deve ser colaborativa e complementar, devendo haver
- A. focalização dos aspectos orgânicos, em primeiro plano, e depois o estudo de possível acompanhamento psicológico dos enfermos indicados pela equipe interdisciplinar.
- B. destaque da perspectiva do olhar psicológico, evidenciando os aspectos afetivos e emocionais da dinâmica do enfermo e da equipe que o acompanha.
- C. consonância no tratamento, troca de informações, mesma linguagem entre os membros da equipe para com informações passadas ao enfermo.
- D. respeito mútuo e percepção da relação hierárquica presente na equipe, de acordo com os segmentos de especialidades presentes no setor do Serviço Multidisciplinar.
- E. um estudo do modo como a equipe multidisciplinar pode ser melhor aproveitada, de acordo com o tempo de cada especialista no Setor e aprimoramentos realizados.