No que se refere ao papel do psicólogo na identificação das causas da evasão e da repetência no ensino superior, assinale a opção correta.
- A. Práticas psicopedagógicas são pouco eficientes se o estudante possuir certas características e determinados atributos individuais, limitações psicomotoras, intelectuais ou sensórias associadas a condições socioeconômicas desfavorecidas.
- B. A democratização dos espaços educativos é garantida essencialmente pelo acesso à educação. Para que a universidade cumpra a sua função social, cada um de seus atores precisa estar consciente de seu papel primordial na transmissão do conhecimento científico.
- C. Para reduzir a evasão e a repetência, é preciso defender as relações de poder hierárquicas entre o educador, a equipe multidisciplinar e o educando. As diferenças na autonomia intelectual precisam ser resgatadas e valorizadas em prol da ordem e da disciplina na sala de aula.
- D. As práticas educativas devem ser revistas, criticadas, estruturadas e reestruturadas continuamente, levando-se em consideração tanto a relação entre professor e aluno, quanto a metodologia, os sistemas de avaliação e a gestão escolar.
- E. A atuação do psicólogo escolar deve ser pautada no histórico das carências culturais dos estudantes e em visões psicologizantes associadas a práticas medicalizantes que têm uma resposta rápida para as queixas escolares.