A diversidade cultural brasileira é alvo de inúmeros estudos e, cada vez mais, conceitos como diversidade, diferença, igualdade e justiça social têm-se configurado como uma preocupação e um desafio premente para aqueles que lutam por uma educação verdadeiramente cidadã e para as instâncias envolvidas nesse processo.
Considerando-se a articulação desses conceitos à formação de professores, é correto afirmar que a educação continuada
- A. é um lócus privilegiado para a reflexão e discussão acerca de questões sobre a diversidade, a criação e a implementação de proposições nesse contexto.
- B. representa a única intervenção necessária para aquelas escolas desprovidas de cultura responsiva no que concerne à diversidade étnica.
- C. é a principal estratégia de governança pública para implementar a política educacional de inclusão à diversidade.
- D. é o dispositivo adequado para que gestores de escola reconheçam as lacunas de formação de seus profissionais.
- E. possibilita boas discussões sobre multiculturalismo e diversidade, no entanto, não visa capacitar o profissional em sala de aula.