Considerando o texto acima, e aspectos relacionados sobre os métodos e técnicas de apoio a localização de instalações, é correto afirmar:
- A. o modelo do centro de gravidade pode ser usado para a decisão sobre localização dispondo-se de uma estimativa de quantidade que irá se produzir, pode-se calcular o lucro associado a cada localidade alternativa, escolhendo-se a que propiciar o maior lucro; calculase, para cada localidade, a quantidade a produzir que iguala os custos e receitas. Escolhe-se então a localidade com a qual se espera mais rapidamente recuperar os investimentos efetuados.
- B. a ponderação qualitativa é uma técnica útil quando se deseja comparar alternativas para as quais alguns custos puderam ser qualificados, mas coexistem com fatores qualitativos. Possuindo fatores quantitativos e qualitativos ao mesmo tempo.
- C. os passos para aplicação da análise dimensional são: o estabelecimento de valores numéricos para todos os custos onde isso for possível; ponderação dos fatores qualitativos segundo uma escala relativa; para cada fator qualitativo, atribui-se um peso que indique a sua importância relativa para a decisão; calcula-se, para cada localização em relação às outras, um coefi ciente de mérito; com os dados de coefi ciente de mérito fazse a análise, se CM1,2 for maior que 1, a localidade 2 será preferida, pois isto indica que seus custos são relativamente menos signifi cativos.
- D. o modelo de Ardalan é usado quando se requer uma sequência linear de operações para fabricar um produto ou prestar o serviço. Cada centro de trabalho se torna responsável por uma parte especializada do produto ou serviço, sendo o fluxo de pessoas ou materiais balanceado por meio dos vários centros de forma a se obter uma determinada taxa de produção ou atendimento.
- E. o modelo de Ardalan, divulgado por Chase e Aquilano, é usado quando se quer localizar uma nova instalação dentro de uma rede de instalações e/ou mercados já existentes. Essa rede, em alguns casos, pode se constituir tão somente de mercados consumidores ou fornecedores, enquanto em outros pode englobar mercados e outras instalações.