Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Se, no início do desenvolvimento, a presença de uma mãe suficientemente boa é primordial para a constituição do self de um indivíduo, posteriormente os círculos sociais mais amplos representarão um papel fundamental para o enriquecimento do self desse indivíduo. Assim, como destaca Freller, citada por Machado (Psicologia escolar: em busca de novos rumos, 2005, p. 134), para o entendimento de uma queixa escolar apresentada por uma criança, é necessário
identificar quais as experiências iniciais de vida dessa criança, responsáveis pelas suas dificuldades escolares.
articular os dados sobre a história pessoal dessa criança com os dados sobre sua história escolar.
responsabilizar o ambiente escolar frequentado por essa criança, pela produção e solução de suas dificuldades escolares.
compreender e modificar as condições do ambiente sociocultural no qual essa criança está inserida.
individualizar as práticas educativas para que se adaptem a cada uma das dificuldades identificadas nessa criança.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...