Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As crianças provenientes de classes sociais desfavorecidas são capazes de dar banho nos irmãos, cozinhar, vender balas em cruzamentos de avenidas sem serem atropeladas; já as crianças de classes média e alta são estimuladas a ajudarem seus pais a encontrarem produtos nos supermercados, recontar histórias dos livros e escrever bilhetes para os pais e parentes. De acordo com uma perspectiva construtivista, como descreve Weisz (O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, 2002, p. 48), essa constatação
ilustra que, vindas de universos culturais diferentes, as crianças sabem coisas diferentes.
justifica porque as crianças de comunidades carentes têm deficiências cognitivas.
reforça a importância de a escola adotar como referência uma pedagogia compensatória.
explica porque as crianças de classes favorecidas não conseguem enfrentar desafios.
identifica que, nas classes sociais desfavorecidas, o aprendizado não é significativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...