O professor de Psicologia do Ensino Médio chega animado à sala de aula após preparar uma aula em que relaciona uma obra literária, lida pelos alunos com o professor de literatura, e a teoria psicanalítica, que pretende apresentar a seus alunos. Fica desapontado ao perceber que os alunos não se envolvem com a questão. Diante do desinteresse e da falta de motivação explicitada pelos alunos, o professor deve
chamar a atenção da classe pela falta de compromisso dos jovens com a própria educação e pela falta de respeito com o trabalho docente, pedindo silêncio para continuar seu trabalho.
seguir conforme o planejado nesse momento e, nas aulas seguintes, procurar desenvolver atividades mais leves e prazerosas, capazes de motivar de imediato seus alunos.
perguntar aos alunos por que estão desinteressados, mostrar-se disposto a ouvi-los e promover uma ampla discussão sobre a função da escola e seu papel na formação dos jovens cidadãos.
lançar desafios para que os alunos levantem hipóteses ora sobre o texto lido, ora sobre psicanálise e, ao construírem respostas que as articulem, explicitar seus objetivos com essa aula.
procurar refazer seu planejamento no curso da aula e apresentar, de forma clara, as definições de alguns conceitos da psicanálise.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...