Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 50 e 51.
A professora de história do 2º ano do Ensino Médio se surpreende positivamente com a capacidade de análise e crítica de seus alunos em discussão sobre filme que aborda dilemas morais e pessoais durante a Segunda Guerra Mundial. Ao final da aula, no entanto, ela vê os mesmos alunos brincando de virar do avesso a mochila de alguns colegas e fica perplexa com a situação.
A perplexidade inicial da professora levou-a a compreender que o mais adequado para lidar com os adolescentes seria
lançar mão de postura típica de educador que lida com crianças, de forma a marcar discordância com a infantilidade do ato.
manter sempre a interlocução em um nível intelectual elevado, para que os alunos não se sintam tratados como crianças.
reconhecer a ambiguidade dessa etapa da vida humana e fornecer parâmetros de adequação, buscando utilizar uma linguagem que seja compreendida por eles e os estimule.
estabelecer limites claros tanto para as transgressões adolescentes quanto para suas conjecturas intelectuais, ainda imaturas e onipotentes.
centrar-se exclusivamente nos conteúdos de história, não dando margens para muita reflexão que disperse e abra espaço para brincadeiras em aula.
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