Professoras pediram à coordenadora pedagógica exemplos práticos de como saber se os alunos aprenderam os conceitos, já que são conteúdos de aprendizagem de caráter abstrato. A coordenadora pedagógica respondeu: − Não dá para se olhar dentro da cabeça dos alunos para ver se lá existem conhecimentos ou conteúdos. Só se consegue saber isso se o aluno fizer alguma coisa que indique para nós, professores, que ele domina esses conhecimentos porque sabe empregá-los. Isso que o aluno demonstra ou faz corresponde, exatamente, ao que se chama de competência. Por exemplo: identificar a teoria piagetiana em um texto, explicar os aspectos fundamentais dessa teoria, identificar os conceitos básicos nela utilizados etc.
Em relação à aprendizagem de conceitos e princípios, é correto afirmar que esses conceitos são aprendidos
de forma espontânea e, se não forem realizadas constantemente atividades para estimular a memória, corre-se o risco de que sejam esquecidos com facilidade.
pelo aluno quando este é capaz de reproduzir de forma mnemônica as ideias e princípios transmitidos pelo professor em situações de avaliação inicial, reguladora e final.
por meio de atividades propostas pelo professor que sejam complexas e promovam uma intensa atividade favorecendo as relações entre o professor, o aluno e o conhecimento científico.
quando se é capaz de utilizá-los para a interpretação, compreensão ou exposição de um fenômeno ou uma situação independentemente de se enunciar sua definiação.
para promover a interpretação de um fenômeno nas situações reais em que ele se manifesta e a aprendizagem pode ser facilitada pela realização de exercícios de repetição verbal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...