Questão número 546750

O gráfico a seguir mostra a evolução do déficit em conta corrente e do investimento direto estrangeiro (IED) como percentual do PIB no período de 2001 a 2013.

Com base no gráfico é correto afirmar que:

  • A. Um déficit em conta corrente negativo, como no período de 2003 a 2007, significa uma pressão de desvalorização sobre a moeda nacional, pela saída constante de dólares.
  • B. O IED é parte do déficit em conta corrente, o que significa que ele seria maior ainda se o saldo dessa conta não fosse positivo.
  • C. O fato de o IED ser positivo ao longo de todo o período significa que exerce uma pressão sobre a taxa de câmbio com tendência de valorização pela entrada de capital estrangeiro para investimento no Brasil.
  • D. O aumento do déficit em conta corrente de 2009 a 2013 significa que o Brasil está utilizando capitais estrangeiros para financiar o déficit na Balança de Serviços, pois o Balanço de Pagamento é igual ao Saldo em Conta Corrente + IED + Balança de Serviços.
  • E. O acordo com o FMI estabelece uma meta de déficit de conta corrente menor que 3% do PIB, o que somente aconteceu em 2013, mas esse déficit foi compensado pelas reservas brasileiras.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...