Observe o gráfico a seguir:
No gráfico, vemos as possíveis escolhas de um consumidor para o consumo de livros e viagens. As retas I1, I2 e I3 são paralelas. Pela teoria do consumidor podemos afirmar que:
- A. Os bens livros e viagens são bens complementares, o que significa que a convexidade da restrição orçamentária é negativa.
- B. A passagem do ponto B para o C significa que a utilidade total do consumidor aumentou, pois ele agora consegue alcançar uma curva de indiferença acima do que a anterior, devido ao efeito renda, que deslocou a reta de restrição orçamentária para a direita.
- C. A passagem do ponto A para o ponto B significa um aumento de utilidade pelo efeito substituição, já que a utilidade marginal de Livros é menor que a utilidade marginal de Viagens.
- D. A escolha ótima para o consumidor é o ponto A, pois o ponto mais a esquerda é aquele que gera maior utilidade total, combinando a condição ótima de restrição orçamentária e utilidade marginal relativa.
- E. O deslocamento das retas de restrição orçamentária dependem dos gostos relativos dos indivíduos e das relações entre a utilidade marginal de Livros e Viagens, e o ponto ótimo é o C.