Um município contém 200 escolas, totalizando 2.000 turmas e 45.000 alunos de ensino médio (as escolas têm diferentes números de turmas, e as turmas têm diferentes números de alunos). Uma pesquisa por amostragem foi feita para avaliar a qualidade do ensino médio no município, utilizando um plano amostral em dois estágios. No primeiro estágio foram selecionadas 40 escolas por amostragem com probabilidades proporcionais ao tamanho (PPT) sem reposição, tendo sido adotado, como medida de tamanho, o número de turmas das escolas. No segundo estágio foram selecionadas, por amostragem aleatória simples sem reposição, 5 turmas dentro de cada escola selecionada no primeiro estágio. Foram entrevistados todos os alunos das turmas selecionadas no segundo estágio. A probabilidade de inclusão de cada aluno do município na amostra final é
proporcional ao número de alunos da turma à qual ele pertence.
proporcional ao número de turmas da escola à qual ele pertence.
a mesma para todos os alunos, igual a 1/5.
a mesma para todos os alunos, igual a 1/10.
a mesma para todos os alunos, igual a 1/15.
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