Considere hipoteticamente que um candidato a prefeito, pretendendo saber qual o percentual (p) de eleitores da cidade que pretendiam votar nele, encomendou uma pesquisa de opinião pública a uma empresa. Essa empresa, tendo entrevistado eleitores escolhidos aleatoriamente na cidade, apresentou o intervalo (53,5%; 60,5%), que é um intervalo de 95% de confiança para a percentagem de eleitores que pensam em votar no referido candidato.
Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta.
- A. Mantida a mesma dimensão da amostra, intervalos de 99% de confiança fornecerão intervalos com maior amplitude, o que significa uma menor precisão.
- B. A probabilidade de o verdadeiro valor de p estar contido naquele intervalo fornecido pela empresa é de 95%.
- C. Existe uma probabilidade de 95% de esse intervalo conter a verdadeira percentagem (p) de eleitores que pensam em votar nele.
- D. O intervalo contém necessariamente a percentagem de eleitores da população que pensam em votar no candidato.
- E. Um intervalo de 95% de confiança tem uma margem de erro maior do que outro intervalo de 99% de confiança, com o mesmo tamanho amostral.