Diversos pesquisadores formularam teorias para compreender de que maneira ocorre o desenvolvimento infantil. Dentre eles, Lev Vygotsky e Jean Piaget apresentaram seus estudos que são considerados referências para diversas pesquisas científicas nessa temática. Sobre o assunto, assinale a única alternativa CORRETA.
- A. No estágio das operações concretas, Piaget estabelece que já se verifica um pensamento lógico bem estruturado e que as operações já repousam sobre proposições de enunciados verbais.
- B. Piaget considera que a passagem das condutas sensório-motoras para as ações conceitualizadas ocorre sob a forma de uma revolução brusca, ao contrário do que é defendido por Vygotsky, que considera as zonas de desenvolvimento proximal como etapas de desenvolvimento conquistadas num processo lento e laborioso.
- C. Para Piaget, no estágio sensório-motor já podem ser percebidas as operações propriamente ditas, bem como ações que expressam um pensamento lógico, ainda que incipiente.
- D. Vygotsky considera que aquilo que é zona de desenvolvimento proximal hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã, ou seja, aquilo que uma criança pode fazer com assistência hoje, ela será capaz de fazer sozinha amanhã.
- E. De acordo com Vygotsky, a criança já nasce com as funções psicológicas superiores e o próprio desenvolvimento biológico da criança correspondente a cada ciclo etário, promovendo o seu desenvolvimento cognitivo.