Sobre as Teorias do Desenvolvimento apresentadas nas proposições a seguir.
I. Psicogenética (Piaget).
II. Psicossocial (Erikson).
III. Histórico-cultural (Vygostky).
É CORRETO apenas o que se afirma em:
- A. As teorias apontadas nas proposições I e III compreendem o desenvolvimento como estágios e/ou períodos que se sucedem.
- B. Segundo a teoria apontada na proposição III, o nível de desenvolvimento real de uma criança define funções que já amadureceram, ou seja, os produtos finais do desenvolvimento.
- C. As teorias apontadas nas proposições I e II apresentam como foco de estudo e pesquisa o desenvolvimento sócio-cognitivo.
- D. Para a teoria apontada na proposição III, o adulto experiente atua como um mediador do conhecimento, enquanto que para a teoria apontada na proposição II, o adulto deve ser uma figura de afeto.
- E. Para a teoria apontada na proposição I, o ponto crítico do desenvolvimento é a relação entre as bases biológicas do comportamento e os acontecimentos sociais, sendo o conceito fundamental o de sistema funcional do aprendizado.