A doença mental ou transtorno mental, por suas características e sintomas, afetam a convivência do indivíduo na sociedade. O DSM-5, propõe que:
- A. em relação aos transtornos de personalidade, o diagnóstico deve desconsiderar os antecedentes étnicos, culturais e sociais do indivíduo, prevalecendo a intensidade e frequência dos sintomas.
- B. o transtorno mental é um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do individuo, manifestando-se em duas (ou mais) das seguintes áreas: cognitiva, afetiva, funcionamento interpessoal e controle de impulsos.
- C. a indicação de tratamento em paciente com diagnóstico de transtorno mental deva considerar a gravidade e importância dos sintomas, o sofrimento do paciente, entre outros aspectos.
- D. seu uso tenha como objetivo respaldar clínicos e outros profissionais no diagnóstico de transtornos mentais e de personalidade, como, por exemplo, os que trabalham no campo da Justiça.
- E. D) seu uso tenha como objetivo respaldar clínicos e outros profissionais no diagnóstico de transtornos mentais e de personalidade, como, por exemplo, os que trabalham no campo da Justiça.