Apesar de estratégico, o CAPS não é o único tipo de serviço de atenção em saúde mental. Aliás, a atenção em saúde mental deve ser feita dentro de uma rede de cuidados. Estão incluídos nesta rede: a atenção básica, as residências terapêuticas, os ambulatórios, os centros de convivência, os clubes de lazer, entre outros. Assim:
Cabe ao CAPS desenvor projetos terapêuticos e comunitários, dispensar medicamentos, encaminhar e acompanhar usuários que moram em residências terapêuticas, assessorar e ser retaguarda para o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e Equipes de Saúde da Família no cuidado domiciliar.
A rede básica de saúde se constitui pelos centros ou unidades de saúde locais e/ou regionais, pelos centros de convivência, os clubes de lazer, pelo Programa de Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde, que atuam na comunidade de sua área de abrangência.
Rede e território são termos de igual sentido e serve para o entendimento do papel estratégico dos CAPS e sua relação com a rede básica de saúde.
Todos os recursos afetivos (relações pessoais, familiares, amigos etc.), sanitários (serviços de saúde), sociais (moradia, trabalho, escola, esporte etc.), econômicos (dinheiro, previdência etc.), culturais, religiosos e de lazer do indivíduo, são avaliados pelas equipes de saúde, de cuidado e reabilitação psicossocial
Apoio matricial é o encaminhamento através da referência e contra-referência, porque significa o repasse da responsabilidade dos casos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...