O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) ou Residências Terapêuticas, são casas constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não. É um dos principais equipamentos para a efetivação de processos de desinstitucionalização. Marque a alternativa INCORRETA.
As Residências Terapêuticas acolhem Portadores de transtornos mentais, egressos de internação psiquiátrica em hospitais cadastrados no SIH/SUS, que permanecem no hospital por falta de alternativas que viabilizem sua reinserção no espaço comunitário.
Pessoas em acompanhamento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), para as quais o problema da moradia é identificado, por sua equipe de referência, como especialmente estratégico no seu projeto terapêutico, podem ser incluídas no SRT.
Essas residências são serviços de saúde e espaços de habitação que possibilitam à pessoa em sofrimento mental, o retorno à vida social através da reconstrução de laços sociais e afetivos, não necessitando sair para receber atendimento terapêutico na área médica ou psicossocial.
Aos moradores das SRTs, deve-se permitir que aflorem hábitos e formas de ocupar o espaço próprios dos habitantes de um dado SRT (decoração, pequenos trabalhos domésticos). Os riscos de acidentes domésticos devem ser trabalhados cotidianamente.
Os SRTs devem ser acompanhados pelos CAPS ou ambulatórios especializados em saúde mental, ou, ainda, equipe de saúde da família (com apoio matricial em saúde mental).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...