Durante uma aula o professor pediu a seus alunos que pegassem, ao acaso, uma bolinha de uma urna que continha várias bolinhas coloridas, anotassem a cor e a devolvessem à urna. Pediu ainda que repetissem várias vezes esse procedimento e que, ao final, calculassem o porcentual de vezes em que foi sorteada uma bolinha de cor preta. Estes foram os resultados:
Com base nos resultados dessa tabela, os alunos concluíram que a probabilidade de ser sorteada uma bolinha preta da urna era igual a 32%. Essa conclusão, tirada pelos alunos, está:
errada, porque não é correto considerar o resultado de um experimento aleatório, mesmo que repetido várias vezes, como valor exato da probabilidade de ocorrência de determinado evento deste experimento.
correta, porque a probabilidade é, de fato, o resultado da tabulação experimental da ocorrência de alguma característica que desejamos observar.
correta, porque se em 32% das vezes uma bolinha preta foi sorteada, podemos concluir que se houverem 100 bolinhas na caixa, 32 delas serão pretas.
errada, porque não sendo conhecido o número de repetições do sorteio, não é possível determinar se a probabilidade de ocorrer bolinha preta é mesmo 32%.
errada, porque o cálculo da probabilidade em questão não depende do número de bolinhas pretas existentes na urna, e sim do número de vezes em que o sorteio é realizado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...