Questão número 55098

Em decorrência do aumento da idade, o funcionamento cognitivo dos idosos pode evidenciar a possibilidade de deterioração patológica, pois é comum que o mecanismo de pensamento esteja associado, transitoriamente, com padecimentos físicos e(ou) de conduta. Acerca desse assunto e de doenças crônicas degenerativas e psicodiagnóstico, assinale a opção correta.

  • A.

    As perdas sensoriais apresentadas por idosos não são impeditivas nem complicadoras para avaliações psicológicas, pois, ao se escolher instrumentos avaliativos adequados, esses déficits perdeu relevância.

  • B.

    Em avaliações psicológicas de idosos, a cooperação é fundamental, contudo a motivação não é necessária, pois, no que tange a rotinas e cuidados pessoais, hobbies e atividades em geral do idoso, a família configura-se uma fonte inportante de informação.

  • C.

    Em avaliações neuropsicológicas de idosos, deve-se considerar se o déficit cognitivo é efeito da condição normal de envelhecimento ou se é consequência de deterioração patológica irreversível.

  • D.

    Não cabe ao avaliador diferenciar o caso, por exemplo, entre demência ou estágios normais esperados com o envelhecimento, pois os próprios instrumentos de avaliação são capazes de prever esses diagnósticos. Além disso, não é função do psicólogo considerar diferenças diagnósticas de cunho médico.

  • E.

    As funções cognitivas constituem um conjunto de atividades mentais independentes, caracterizadas, basicamente, por memória, pensamento lógico, capacidade de aprendizagem, atenção, linguagem, gnosias, praxias e funções executivas.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...