Ana estava internada em um hospital para cirurgia de retirada de câncer de mama e apresentava atitude de recusa diante dos procedimentos prescritos e dos cuidados gerais, negando-se a se alimentar e comportando-se de modo agressivo em relação à equipe de profissionais que lhe atendia e também à sua família, proferindo insultos, caso se dirigissem a ela. Esse comportamento, que se agravava a cada dia, impedia que lhe fossem feitos os preparos para a cirurgia e provocava uma atitude de repulsa dos profissionais em relação a Ana, dificultando ainda mais os cuidados à paciente.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens de 57 a 60, acerca da relação entre profissionais de saúde e pacientes com dificuldades de adesão a tratamentos.
A atitude de recusa de adesão ao tratamento pode decorrer de quadro de intensa angústia motivada pela destruição do corpo, pelo medo da intervenção e das consequentes limitações decorrentes dessa intervenção. A compreensão das causas desse comportamento da paciente, em geral, faz que as atitudes dos profissionais sejam mais positivas, impedindo situações como a apresentada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...